sábado, 26 de setembro de 2015

Novo Tablet Microsoft (Surface)

Depois de muito tempo a Microsoft de forma oficial lançou o seu primeiro Tablet, e o mesmo já virá embarcando a nova versão de seu sistema operacional: o Windows 8. 

Desde o ano passado vimos a empresa mudar totalmente a interface do seu sistema, afim de adaptá-lo as telas touch screen, e integrar os diversos produtos da empresa. E ao que parece este ano vamos poder ver se a meta da empresa dará certo. 

O primeiro Tablet lançado foi o Surface, que virá em duas versões, com processadores Arm e a versão móvel do sistema apelidada de RT, e uma versão com características de configurações de um Ultrabook, e a versão Pro do sistema, a mesma utilizada em computadores. 

Ao meu ver a segunda opção é que será o diferencial, pois o usuário terá a comodidade de um Tablet, e a funcionalidade de um Notebook. O problema serão os altos valores, pois assim como a configuração o seu preço será muito semelhante ao de um Ultrabook, em torno dos R$ 3.800,00. Algo que não será acessível a grande parte da população num primeiro momento, até que popularize a tecnologia e o valor diminua. 

Resta-nos então a versão do Tablet com a arquitetura Arm e a versão RT do sistema que custará em média no Brasil, entre R$ 1.200 e 2.000. Este modelo virá com limitações até da escolha do navegador, a Microsoft informa que num primeiro momento só o IE (Internet Explorer) será compatível. Neste caso o equipamento que de fato brigará pelo o público alvo do Android e IOS, já começa com desvantagens. 

Outro ponto que vale destacar, é que, a versão Arm será compatível com os mesmos aplicativos disponíveis para os Smartphones, e terá acesso ao Market Place que hoje contam com aproximadamente 100 mil aplicativos.Neste cenário, a disputa será muito complicada para a Microsoft, pois sua loja de aplicativos por mais que tenha crescido, ainda precisa melhorar muito em disponibilizações de apps para o nosso país.  

Precisamos ver então como, e quão será útil esta integração do Tablet com o computador pessoal, para vermos se realmente valerá a pena trocarmos hoje os nossos produtos. 


Por outro lado, para nós consumidor este lançamento é maravilhoso. Obrigará a Apple e a Google lançarem novas tecnologias, irem em busca de novos recursos. Neste ano acontecerá também o lançamento do IOS 6 e do Android 5, então veremos o que as novas versões trarão de novo ao ecossistema das duas empresas. 


A Microsoft demorou muito para agir, e agora enfrentará dificuldades que nunca antes enfrentou em sua história. Agora ela tem competidores fortes, e usuários que já estão habituados e utilizando a infraestrutura atual. 

Eu por exemplo uso Gmail, Blogger, Google Plus, Drive, Android, Youtube... Ou seja, um conjunto de serviços que vejo muito difícil eu realizar uma migração. 

Mas neste primeiro momento tudo é especulação, vamos aguardar as próximas notícias e ver o que vai acontecer neste mercado tão competitivo. 

Os preços acima citados são com referência ao site TechTudo, da empresa Globo. Segue também a galeria de fotos do novo equipamento, disponíveis no site, clique aqui

Bem pessoal, deixem suas críticas e opiniões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário